Rotary Club de Matão iniciou terceira fase do Projeto Rota da Compostagem
Postado em: 22 de Janeiro de 2022 por Rotary Club de Matão
O Rotary Club de Matão implantou a terceira fase do projeto “Rota da Compostagem”, que vai beneficiar mais 180 famílias do município com a prática da compostagem vegetal nas residências. Mais uma vez, a iniciativa conta com apoio da Fundação Rotária. A entrega dos kits aconteceu no sábado (22/01), na sede do clube, na Nova Matão.
Cada família recebe gratuitamente o kit contendo duas caixas apropriadas para uso doméstico com composto de terra e minhocas, essenciais ao processo de compostagem. “O kit é bem compacto, com duas caixas sobrepostas que recebem apenas matéria vegetal, como cascas e sobras de frutas, verduras e legumes. Nesse sistema, o processo de compostagem praticamente não gera odores e nenhum incômodo para os moradores”, explica o rotariano José dos Santos Oliveira, coordenador do Projeto.
Ainda estão disponíveis cerca de 50 kits para famílias interessadas. O cadastro deve ser feito pela Internet, preenchendo o formulário eletrônico através do link https://zeloambiental.com.br/cadastro. O Rotary Club de Matão também está disponível para inserir o projeto em escolas e empresas do município, como ação de educação ambiental. Mais informações pelo telefone 19 98249-8206.
Desde sua implantação, o Rota da Compostagem beneficiou mais de 300 famílias matonenses. Além disso, vem despertando o interesse de vários clubes de Rotary do Brasil e do exterior. Tanto que, no dia 21 de janeiro, houve um encontro internacional para tratar da implantação do Rota da Compostagem com a participação de vários clubes do Brasil, além de representantes da Argentina, México, Colômbia, Peru e Venezuela.
“É uma satisfação muito grande para o nosso clube ver que o projeto está dando certo e que muitas famílias estão se interessando em praticar a compostagem vegetal em suas residências, o que gera economia para o município e proporciona um ganho extraordinário ao Meio Ambiente. Além disso, graças ao excelente trabalho do companheiro José Oliveira e demais rotarianos, a ideia tem se disseminado para vários clubes”, ressalta o presidente do RC Matão, José Antonio Fragali.
José Oliveira lembra que é possível, com a prática da compostagem vegetal e a separação das embalagens para a coleta seletiva, reduzir em mais de 70% o volume de lixo gerado nas residências, que é enviado aos aterros sanitários.
A compostagem é um processo que transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, podendo ser utilizada na agricultura, em jardins e em plantas, substituindo o uso de produtos químicos, além de contribuir para a redução dos gases do efeito estufa.






