Club de
Matão

Rotary Club de Matão entrega kits de compostagem para 100 famílias
(Abril/2021)

Rotary Club de Matão entrega kits de compostagem para 100 famílias

O Rotary Club de Matão realizou a entrega dos kits de compostagem doméstica para 100 famílias do município, no último sábado (24/04), em sua sede no bairro Nova Matão. Esta é a segunda fase do projeto “Rota da Compostagem” idealizado pelo clube de serviços com o objetivo de reduzir o lixo enviado aos aterros estimulando a compostagem vegetal nas residências e a educação ambiental nas famílias.

O presidente do RC Matão, Aparecido Gardini, explica que estimular a compostagem vegetal nas residências, além de reduzir o lixo e gerar economia para o município, o projeto pode ter um grande impacto na conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. “Agradecemos todos os voluntários e parceiros que atuaram na implantação do projeto. Contamos com o envolvimento da sociedade civil em geral para que possamos levar as composteiras para milhares de residências de Matão, e quem sabe, de vários outros municípios. Aliás, muitos clubes do nosso distrito rotário já demonstraram esse interesse”.

Os recursos financeiros para viabilização do projeto vieram de dotação própria do RC Matão e de patrocínios de alguns parceiros: Fundação Rotária, Cebola Pesca e Náutica, Sicoob 4434, Sincomerciários e Sincomércio Matão.

O Rota da Compostagem é coordenado pelo rotariano José Oliveira. “Estamos muito felizes e admirados com a proporção que a iniciativa ganhou. Começamos com dez famílias em um projeto piloto, já chegamos em 100 e agora, em conversas que tivemos com a Prefeitura de Matão já estamos falando em ampliar para mais de 10 mil residências. Além disso, estamos recebendo convites para expor o projeto para várias cidades através dos Rotary Clubs. É um sonho que está se tornando realidade e vai trazer muitos benefícios para as pessoas e ao meio ambiente”.

Cada família recebeu um kit com as caixas apropriadas para a compostagem doméstica, terra e minhocas. A composteira deve receber apenas as sobras vegetais, como cascas e sobras de frutas, verduras e legumes. Como resultado desse processo as famílias terão adubo natural em forma de húmus e biofertilizante líquido, que pode ser utilizado na agricultura, jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

As famílias beneficiadas com as composteiras fizeram doações de leite e alimentos para a Casa da Amizade. O montante arrecadado, 220 litros de leiteque serão entregue para as crianças do projeto Banco de Leite da Casa da Amizade e 200 quilos de produtos alimentícios, serão transformados em cestas básicas e encaminhados para famílias de baixa renda cadastradas na instituição.

Reuniões Quintas-Feiras | 20:30
Av. Francisco Malzoni,375 Cep: 15990-576